Este é simplesmente o meu espaço... onde irei publicar pequenas reflexões sobre diversos temas.. e como é lógico são bem vindas todas as participações...

Quarta-feira, 02 de Março de 2011

Hoje de manhã deu-me para tomar o pequeno almoço na bela baixa invicta... na afamada Bella Roma!

 

Para quem me conhece, já sabe que trabalhei na baixa durante algum tempo e adorava o fervelhim matinal... e quando digo matinal refiro-me ao super movimento das 7 da manhã!

 

Autocarros e comboios tipo lata de atum, a transbordarem de gente trabalhadora que paravam por breves instantes numa pastelaria, no meu caso Bella Roma, para aconchegarem o estômago de mais uma madrugadela... mas era um ambiente cheio de energia positiva, cheio de adrenalina..

 

As pastelarias a partir das 6 ou 6.30 tinham as suas vitrinas completamente cheias.. o cheiro era delicioso.. e até um anti (sim, porque há sempre um anti qualquer coisa!), como dizia, até um anti "bolos" ficava com as crenças trocadas com tão bela imagem e tão saboroso cheiro!

 

 

 

Mas esta manhã, passava um pouco das 7, a bela baixa portuense estava vazia... nem arrumadores havia... o barulho das gaivotas intercalava-se com o dos autocarros.. mas aquela febre matinal cheia de energia positiva.... nem vê-la....

 

Espantado, lá fui até à Bella Roma... a desilusão tomou conta de mim... aquela fantástica pastelaria, há uns anos atrás às 7 da manhã estava cheia de gente.. mesas cheias, balcão cheio e pessoal a comer de pé... e aquele super empregado de mesa (Sr. Domingos) voava, eu sempre achei que aquele senhor voava e que tinha um chip na cabeça que lhe permitia decorar os 30 pedidos que lhe faziam ao mesmo tempo até hoje, que o vi parado e percebi que afinal andava como eu e que aquela alegria daquele homem estava simplesmente triste.... mas voltando à pastelaria... lembro-me daqueles 10 metros de vitrine cheios de bolos e delicias... hoje não tinha praticamente nada para além de um vazio imenso.... fiquei parado.. triste por uma realidade desoladora...

 

Será que a crise explica tudo... neste caso até pode explicar uma boa parte... mas recordo-me das baixas de algumas cidades europeias que também passam por uma enorme crise mas, apesar de certamente terem tido quebras, continuam a ser fervilhantes...

 

Que se passa nos centros históricos das cidades portuguesas? que raio têm as pessoas na cabeça que trocam um belo passeio pela baixa da invicta por uma tarde enfiadas no norteshopping.... trocar um passeio do Chiado à Praça de Comércio por um dia passado no Colombo... um belo passeio na baixa coimbrã por um passeio no Fórum... tenho saudades da minha baixa cheia de gente e de movimento!

 

publicado por cmpphp às 09:00

pesquisar
 
Últ. comentários
Parabéns por este texto. Julgo que é da sua autori...
Não pertenço a CP nem trabalho para o estado mas e...
Excelente Carlos.....seja quem for que fique no go...
Concordo plenamente Carlos, mas no caso do pai imp...
Olá CarlosConcordo perfeitamente contigo. Sabias q...
também fiquei na dúvida, na altura.M...
LOL, é mesmo assim. Quanto à Ryanair, vão-se prepa...
Razão, razão e mais razão... tens toda a razão...
Sabes Carlos acho que se resume á fase "encantamen...
Andas trisitinho é? :) Tá fixe o teu blog! Tens r...
arquivos
mais sobre mim