Este é simplesmente o meu espaço... onde irei publicar pequenas reflexões sobre diversos temas.. e como é lógico são bem vindas todas as participações...

Quinta-feira, 24 de Novembro de 2011

Vou partilhar a minha experiência matinal num dia de greve geral...

 

Levantei-me às 05.50 para apanhar o comboio das 06.25 Porto - Braga que foi decretado pelo tribunal arbitral como serviço mínimo. Cheguei à estação de S. Bento às 06.18 e qual o meu espanto que estava 5 carros da policia junto da estação e pensei "confusão".. mas não.. à porta da estação estava apenas um piquete de greve com cerca de 10 indivíduos com coletes vermelhos, que garantiam que a estação estivesse completamente fechada impedindo quem quer fosse de entrar... mas onde está a polícia?

 

A incrível e inesperada resposta: a polícia (mais de 20) estavam dentro da estação (que estava fechada ao público)!!

 

Cá fora ia crescendo o numero de utentes que se tinham deslocado, como eu, para a estação de S. Bento de madrugado para poderem ir trabalhar e poderem deslocar de comboio nos horários decretados como serviços mínimos... As pessoas iam chegando e a contestação contra as pessoas que impediam as outras de trabalharem ia crescendo.. De repente um dos grevistas veio tentar explicar porque razão impediam que estação estivesse fechada e porque razão eles achavam que tinham o direito de impedir os outros de gozar do direito ou da obrigação de ir trabalhar... e entre outras frases dizia "porque acho que os serviços mínimos são injusto"... e eu perguntei-lhe: "!diga-me, e se agora, alguém mais exaltado lhe atirasse com um pedra e acertasse na sua cabeça, você fosse para o hospital (a pé porque não há transportes e as ambulâncias também não têm serviços mínimos porque é injusto) chegasse ao hospital (de S. António que até é perto) 30 minutos depois e não tivesse ninguém para o socorrer porque também é injusto haver serviços mínimos e você acabasse por morrer de falta de cuidados médicos, achava justo não haver serviços mínimos? O individuo do sindicato revirou-se os olhos e partiu para a violência física e verbal directa comigo.. mas teve azar... as outras pessoas acabaram por reagir e acabou tudo com o pessoal do sindicato a recuar e a dizer "venham 25 como você que eu aguento".. mas de longe!!! E sabem onde estava a polícia? dentro da estação sem reagir..

 

Fui obrigado a ligar para o 112 a fazer queixa de que tinha sido agredido (ou quase) por um piquete de greve à porta da estação de S. Bento e que a polícia se encontrava a menos de 20cm mas por trás da porta da estação e que nada tinha feito.. minutos depois saíram (os polícias) de dentro da estação e ligaram-me da PSP a dizer que os colegas já se encontravam no exterior... Acabei por me deslocar junto deles e explicar a minha indignação.. mas não adiantou nada.. acabei por vir para Braga de carro... Isto é simplesmente inaceitável que meia dúzia de funcionários dos sindicatos, que neste dia até ganham horas extraordinárias, impeçam que uma ordem do tribunal seja respeitada e que a polícia nada faça para repor a ordem?

 

Em que raio de sociedade vivemos? Se uns tem e querem que seja respeitado o direito à greves, essas mesmas pessoas têm de aceitar que outros tenham e queiram que seja respeitado o direito à não greve...

publicado por cmpphp às 08:45

pesquisar
 
Últ. comentários
Parabéns por este texto. Julgo que é da sua autori...
Não pertenço a CP nem trabalho para o estado mas e...
Excelente Carlos.....seja quem for que fique no go...
Concordo plenamente Carlos, mas no caso do pai imp...
Olá CarlosConcordo perfeitamente contigo. Sabias q...
também fiquei na dúvida, na altura.M...
LOL, é mesmo assim. Quanto à Ryanair, vão-se prepa...
Razão, razão e mais razão... tens toda a razão...
Sabes Carlos acho que se resume á fase "encantamen...
Andas trisitinho é? :) Tá fixe o teu blog! Tens r...
arquivos
mais sobre mim